Quem sou eu

Minha foto
Paraty, Litoral Sul Fluminense, Brazil
DETRINDA, jornalismo, música, documentários. Compositor, repórter, videomaker, diretor e produtor de produtos audiovisuais. Pai e filho. Ciente que nada sei, cheio de vontade de aprender. Para aqueles que acreditam que o bem pode se propagar. Sejam Bem Vindos! (Davi Paiva,Trindade, Paraty-Rj).

quinta-feira, 7 de março de 2013

Trindadeiros 30 anos depois, será exibido na TV Câmara Jacareí


A TV Câmara Jacareí, canal digital 61.4 UHF, 17 e 27 da Net, estreou no ultimo sábado, (2/03) o programa ‘Contraplano’. O espaço é dedicado a exibição de documentários, curta e longa metragens, clipes e produtos audiovisuais produzidos na região. Além de exibir, o Contraplano debate as produções e temas abordados.
Nesse Sábado, (9/3), o Contraplano exibe às 10h o longa metragem,‘Trindadeiros, 30 anos depois”. O documentário produzido por Davi Paiva e Sílvio Delfim, exibido e premiado em diversos festivais de cinema do país, conta a história de luta da comunidade de Trindade, litoral sul fluminense de Paraty-RJ.
Os documentários são reprisados durante a programação em horários alternados ao longo da semana.

Trindadeiros , 30 anos depois - A vila de pescadores resistiu nove anos em uma batalha contra a multinacional Atlantic Community Develoment Group For Latin América (ADELA) que queria expulsar os “posseiros” caiçaras das terras, que eram cultivadas por eles durante décadas.
Após a construção da rodovia BR 101, conhecida como Rio Santos, que passa pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, diversas comunidades caiçaras e quilombolas que viviam escondidas às margens do Oceano Atlântico, longe das grandes cidades, tiveram seu modo de vida alterado pela especulação imobiliária.
A ADELA tentou por quase uma década ocupar a área, chegando a manter 60 homens armados no local e entrando com diversas ações de reintegração de posse no fórum de Paraty. Nessa época, os trindadeiros sofreram diversas agressões físicas, além de ver a estrada de acesso bloqueada, suas plantações e casas de pau-a-pique serem destruídas e até estupros praticados por jagunços a duas professoras.

Nenhum comentário: