Quem sou eu

Minha foto
Paraty, Litoral Sul Fluminense, Brazil
DETRINDA, jornalismo, música, documentários. Compositor, repórter, videomaker, diretor e produtor de produtos audiovisuais. Pai e filho. Ciente que nada sei, cheio de vontade de aprender. Para aqueles que acreditam que o bem pode se propagar. Sejam Bem Vindos! (Davi Paiva,Trindade, Paraty-Rj).

quarta-feira, 4 de julho de 2012

A Luta pela preservação de Trindade se inverte e tem várias faces.

Anunciada operação do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade hoje com mais de 400 homens, tratores, polícia e grande aparato governamental para fazer valer decisão judicial que obriga a saída imediata de todos os quiosques da Praia do Meio. Segundo o ICMBio as construções são irregulares e estão situadas dentro do PARNA (Parque Nacional da Serra da Bocaina). A qualquer momento um confronto pode ocorrer pois alguns caiçaras se recusam a abandonar essa fonte de renda que mantém algumas famílias há cerca de uma década. Uma barricada de pneus e entulhos pegando fogo foi feita na estrada próximo a Praia Brava para tentar impedir a chegada dos órgãos governamentais e o caos parece já ter se instalado nessa comunidade que desde os anos 1970 enfrenta problemas com relação a questão fundiária e especulação imobiliária. Apesar de ter sido criado em 1971 pelos militares e ter seus limites alterados posteriormente para auxiliar empreendimentos imobiliários em 2008 o PARNA começou a realizar operações em Trindade. Com 104 mil hectares, o Parque Nacional da Serra da Bocaina é uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica. Localiza-se em trecho da Serra do Mar, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Há uns 15 anos atrás meu Pai ficou desempregado e pensou em construir um quiosque na Praia do Meio. Naquela época existiam uns 6 bares na Praia. Em uma reunião da Associação de Moradores o assunto foi tratado com descaso. Segundo alguns o "homem lá de cima" não permitia mais bares na Praia do Meio. Depois disso diversos bares surgiram no local sem nenhum tipo de autorização. Hoje uns poucos querem impedir que o IBAMA consolide o Parque Nacional da Serra da Bocaina. É triste ver a comunidade desunida e lutando não mais pelo coletivo e sim por interesses particulares. Por outro lado foram 40 anos de abandono total do Parque Nacional da Serra da Bocaina pelas autoridades. Até o momento a comunidade não se convenceu de que os reais interesses dessas ações sejam realmente em favor da preservação da natureza e não em prol da especulação imobiliária.

6 comentários:

Priscila Lima disse...

olá...
é com muito prazer que lhe convidamos pra participar do Sarau Para Ty.
acontecerá na próxima sexta-feira 21/07/2012 as 20:00hs
venha ouça, participe e se envolva...
local: ELIPSE CULTURAL (AO LADO DO CÓLÉGIO PLANTE)
mais informações:


www.sarauparaty.blogspot.com

sarau_paraty@hotmail.com

Abraço. Priscila e André Limax

tati disse...

olá, davi. vi no youtube um video seu sobre a aldeia dos guaranis perto de paraty. ou em paraty? não gostaria de saber sobre como chegar, a quem pedir permissão e etc.

tati disse...

opa, inseri um "não" fora de lugar.

tati disse...

olá, davi. vi no youtube um video seu sobre a aldeia dos guaranis perto de paraty. ou em paraty? não gostaria de saber sobre como chegar, a quem pedir permissão e etc.

DAVI DETRINDA disse...

Olá Tati, para chegar a aldeia tem de ir para Paraty Mirim e pedir autorização para o Cacique!

DAVI DETRINDA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.