Olá amigos, gostaria de convidá-los para o Festival Internacional de Cinema de Paraty que acontece de 9 A 12 de outubro.
Na ocasião será exibido no dia 11 (domingo), às 16h, no Cine Teatro de Paraty,
o filme "Trindade para os Trindadeiros",
documentário dos Jornalistas Davi Paiva e Sílvio Delfim sobre a história de luta dos caiçaras de Trindade (Paraty).
“Trindade para os Trindadeiros” conta a história de luta da comunidade caiçara de Trindade, localizada na cidade de Paraty-RJ, contra os interesses imobiliários de uma grande multinacional, que apoiada pelo regime militar, tentou por quase 10 anos expulsar os caiçaras da terra onde moravam por pelo menos quatro gerações, para a construção de um condomínio de alto padrão durante a década de 1970.
O documentário produzido como trabalho de conclusão de curso dos Jornalistas Davi Paiva e Silvio Delfim tem duração de 90 minutos e vem se destacando por ser o mais completo registro documental da luta dos caiçaras de Trindade que ficou conhecida internacionalmente na época por toda a imprensa.
O filme destaca a importância da união da comunidade em busca de um ideal comum, alem de narrar através de depoimentos dos próprios personagens como foram os anos dessa luta, como foram feitas as mobilizações e como foram os principais acontecimentos durante esse período.
Por meio de arquivos de imagens e uma grande pesquisa, o vídeo faz um resgate da cultura caiçara e mostra como viviam os “Trindadeiros” antes da construção da Rodovia Rio-Santos e como vivem hoje os moradores dessa comunidade.
“O Problema do genocídio dos caiçaras, ampliado, é o da maioria do povo brasileiro, espoliado, vilipendiado, vitimado pela sanha dos oligarcas que impunemente tripudiam sobre o que resta de esperança desses brasis”. (Priscila Siqueira, Jornalista)
Contato: 12 9108 4159
Davi Paiva
Programação:
http://www.festivaldecinemadeparaty.com.br/programa.htm
2 comentários:
Davi, sou sua fã, que bom, que você existe, para documentar algo tão importante para toda a Trindade, e para os adimiradores desse paraíso. Parabéns, mesmo sem ter visto o vídeo, já fico emocionada. Um beijão e tudo de bom!
Vi um pequeno trecho do documentário e os depoimentos são emocionantes. Trindade é um pedaço do paraíso que não poderia ser desfrutado por poucos. Agradeço a todos que fizeram parte desta luta e me permitiram conhecer a vila.
Leo Mascarenhas.
Postar um comentário